quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Compaixão Paciente e Paciência Compassiva


[Aspectos Astrológicos de Outubro de 2014]


Por Sarah Varcas*



Começamos outubro com Urano e Quíron ressaltando a necessidade de encontrar novas formas de acomodar e de curar as feridas a nível pessoal e coletivo. Eles têm trabalhado juntos neste tema desde junho, nos mostrando simultaneamente onde estamos mais feridos e oferecendo ferramentas para avançar o processo de cura e a encarnação da totalidade.

A primeira semana de outubro se desenvolve contra a tela de fundo de uma quadratura entre Marte e Quíron, que nos recorda que o imperativo de curar vem em par com a responsabilidade de fazê-lo não para nossa ganância pessoal, mas finalmente para trazer o coletivo de volta a um estado de equilíbrio.

A cura que ocorre em nossas mentes e corações, frutificando em nossas próprias vidas, é simplesmente um pequeno microcosmos do reequilíbrio requerido na consciência coletiva, a qual cada um de nós acrescenta nossa própria ressonância. Em troca de nossa contribuição, recebemos a ressonância da totalidade para impulsionar nossa viagem adiante. Portanto, interessa a todos assegurar que nosso oferecimento venha de um coração pacífico e de uma mente desperta.  

Ouviremos sobre a cura durante estes dias, mas muito menos a respeito de acomodar as feridas: permitindo que permaneçam ali, sem necessidade de eliminá-las. Esta disposição de reconhecer a presença do sofrimento, refreando a necessidade de interferir é um tema poderoso no começo deste mês. Não falamos aqui sobre apatia ou perda de esperança tal que acreditamos nunca sermos capazes de mudar o mundo, ou que isso já esteja aí. Ao invés disso, os céus apontam a necessidade da paciência compassiva que nos permite, e aos demais, ser imperfeitos, sentir dor, lutar sem necessidade de intervir para que as coisas saiam 'bem'. Eles nos recordam que 'bem' é o que quer que seja no momento, não uma visão particular da vida que preferimos.

Se nos encontramos sofrendo na primeira semana de outubro, seja física, emocional, mental ou espiritualmente, o maior erro que podemos cometer é assumir que isto significa que há algo que está mal ou que não fomos 'tão longe' como pensamos. Agora é o momento de abandonar todo este tipo de julgamentos e simplesmente acomodar a dor durante um tempo. Convidem-na. Escutem-na como se fosse uma criança pequena que tem algo muito importante a dizer. Abram espaço para a dor e, então, sejam justos. Este é o melhor conselho para a primeira semana de outubro, porque se de pudermos fazer isso, contribuiremos para uma onda crescente de compaixão paciente e de paciência compassiva que reconhece que a vida é intensamente complexa, como nós mesmos, e a cura leva tempo.

Somos seres de múltiplas camadas e todo tipo de elementos ao longo do tempo e do espaço devem se alinhar de uma forma curativa, para que cada camada possa se transformar e mudar. A aplicação da astrologia ensina isso a cada dia: que estamos num processo com configuração e ciclo próprios. Nossa responsabilidade é honrar os ciclos, não tratar de fugir deles; de trabalhar conscientemente com eles, de maneira a maximizar o potencial de cada momento. Querer curar AGORA, quando o ciclo diz que esperem um pouco e sejam bondosos com a dor… é apenas mais sofrimento. É tempo de entender que não estamos aqui para tomar decisões, mas para vivê-las. Há uma diferença...   
  
A 4 de outubro GMT, Mercúrio começa seu ciclo retrógrado, que continua até que retome movimento direto, a 25 de outubro. Ao fazê-lo, nos alerta de fatos que podemos não ter percebido, recentemente; de alguma coisa que é peça vital do quebra-cabeça. Em nosso desejo de 'progredir', podemos passar facilmente por cima do obstáculo que nos afetará em seu momento, se não o superarmos agora. Ao ficar retrógrado neste ponto, Mercúrio pisa no freio durante um tempo e nos exorta a dar uma olhada para trás, para onde estivemos recentemente, para ver sobre o que podíamos ter passado desapercebidos, consciente ou inconscientemente. Podemos ter-nos dito a nós mesmos que fosse o que fosse não importaria e que se o ignorássemos desapareceria; ou talvez nem estivéssemos conscientes de que o separamos do todo; mas, ao nos unir à retrogradação de Mercúrio, temos a oportunidade de dar uma olhada refrescada ao passado recente, para ver o que pede nossa atenção.

Notem especialmente reações emocionais como estas: Algo os amedrontou, mas disseram a si mesmos que era uma tolice? Tiveram um sentimento a respeito de algo, positivo ou negativo, mas o deixaram de lado? Deixaram escapar uma oportunidade quando cada fibra de seu corpo estava gritando 'sim'! porque sua mente disse 'oh não, é muito arriscado'? Ou talvez assumiram um risco sem escutar o alerta de seu coração que lhes sussurrava 'ainda não, espera'...

A boa notícia é que qualquer coisa que Mercúrio queira que vejamos agora, será feito, porque não é tarde demais para fazer as coisas de maneira diferente. Esta é nossa oportunidade para revisitar e reconfigurar o que seja necessário. E dado o tema atual da paciência, essa reconfiguração pode tomar a forma de simplesmente esperar, tranquilamente, alerta mas serenos, por um tempo que conduza à reformulação de nossos planos de uma forma melhor. 

Entre 4 e 8 de outubro encontramos um Grande Trino em Fogo que incendeia os céus e nossos espíritos. Podemos reclamar seu fogo como nosso ao embarcarmos num mês que tem muito que ensinar a respeito da oportunidade: a nossa, a divina e todo o resto! Com o fogo, vem a inspiração e o otimismo. Armazenar estas qualidades não nos fará mal e fazer um rápido inventário das forças internas que dispomos para nos manter na viagem adiante é fazer bom uso desta energia. No entanto, também traz impaciência, excesso de confiança e pouco apreço pelas leis naturais que dizem que se pulam num abismo sem asas, cairão; e se entram no fogo sem proteção, se queimarão. Assim que o equilíbrio em todas as coisas é necessário aqui, para obter os benefícios do fogo sem as consequências de desrespeitá-lo!   

A 8 de outubro ocorre um eclipse total da lua em Áries, às 10.56 AM GMT. Com a Lua em conjunção com Urano haverá liberação e despertar, surpresas e comoções. Os sentimentos podem estar em ascensão, mas uma aliança positiva entre Marte e Júpiter nos oferece esperança e leveza para atravessar as ondas, nos recordando que a alquimia requer altas temperaturas para que ocorra! Se sentem-se como dentro de um forno neste momento, saibam que os céus estão enfocando seu poder em vocês, não para derretê-los e nem para reformá-los, mas para eliminar a escoria e para que se possam revelar os belos presentes da vida.

No entanto, apesar da presença de Urano, mestre das surpresas e da rápida mudança, os frutos deste eclipse levaram tempo para amadurecer, fazendo com que os processos que agora se disparam, culminem em março de 2015,  o que é mais uma boa razão para abraçar a mensagem de paciência compartilhada no começo deste mês! Tudo chega para quem espera e, embora este eclipse brinde algum impulso inesperado, não veremos seus resultados plenamente por algum tempo; assim é bom que se assegurem de não julgar o valor do mesmo demasiado cedo.  Falta muito a ser revelado em seu momento próprio.

Nos dias seguintes ao eclipse, entrarão algumas energias de um ritmo superior, com o Sol, Marte, Júpiter e o Nódulo Norte alinhados, para nos recordar que o compromisso e a fé têm muita participação, quando enfrentamos os obstáculos e os desafios. Eles não falam de fé cega e de esperanças vãs, mas de uma profunda fé nascida de alguém que já enfrentou obstáculos antes, que palmilhou o caminho do despertar durante um período e que conhece seus altos e baixos, armadilhas e bençãos. Eles falam de saber que as soluções rápidas não são soluções e que envolver-se em profundidade no processo da transformação interna e externa nos ensina muito a respeito da natureza do tempo e do espaço e dos ciclos da vida aos quais todos estamos sujeitos. Eles nos recordam que nossas próprias vidas não meras manchinhas dentro deste universo vasto e infinito e que abraçar esta perspectiva maior pode conseguir milagres a favor de nossa capacidade de enfrentar os aspectos mais difíceis e incorporar suas grandes bençãos, em seu devido momento.

De fato, neste tempo, os céus apontam não apenas para nossas pequenas vidas mas também para a vastidão na qual vivemos, nos recordando que as frutas do momento atual podem nos esperar em reinos e dimensões ainda não reveladas. A paciência, de novo, é a palavra de ordem agora.
   
No entanto, esta ênfase na paciência não implica em nada estar acontecendo! Sob a superfície, estão acontecendo todos os tipos de mudanças, embora seus frutos ainda não se revelem. De fato, se tratamos de forçar uma frutificação prematura, podemos terminar esmagando-as ao invés de colhê-las no momento apropriado. A partir de 18 de outubro até o fim do mês, veremos uma conjunção entre Vênus e o Sol, primeiro em Libra e depois em Escorpio, que nos convida a desfrutar o processo, agora.

Aconteça o que acontecer em nossas vidas, aqui somos exortados a encontrar prazer e nos identificar com a harmonia no lugar da luta, com a paz no lugar da discórdia. Isto é mais fácil de dizer do que fazer, quando a vida nos lança algumas curvas, mas aqui temos a oportunidade de, ao mesmo tempo, fazer e sair do jogo, ao invés de nos aferrarmos às forças entrantes demasiado formidáveis para serem submetidas. Pode ser considerado até irresponsável sentar e tirar uma soneca, quando há tanto que nos chama atenção, mas isso nos reanima! Agora não é momento para ação, mas para criar um espaço no qual se possa tomar decisões efetivas em seu momento, uma vez que nos tivermos reorganizado plenamente e recarregado nossas baterias.
   
A 23 de outubro ocorre um eclipse solar parcial em Escorpio (9:46 PM GMT) em conjunção com Vênus, assinalando ainda mais a necessidade do processo de transformação, de maneira que possamos relaxar e permitir que aconteça o que seja necessário. Este eclipse nos recorda que nem sempre precisamos estar ao timão e que há muito que dizer quando relaxamos e desfrutamos da experiência, ainda quando as coisas se sintam intensas e estejamos certos que DEVEMOS fazer ALGO! Qualquer eclipse solar em Escorpio nos levará a águas profundas, mas este nos oferece um tanque de oxigênio e todo o equipamento para desfrutar do mergulho, ao invés de ficar aterrorizados por isso! Nos recorda que frequentemente é a disposição de abraçar a escuridão que a arroja à luz necessária para navegá-la.

A resistência é inútil, os céus nos dizem isso agora e, embora isso possa soar como uma mensagem agourenta, de fato é esperança, porque significa que podemos soltar, nos iluminar e ainda assim fazer todo o trabalho profundo necessário para um verdadeiro renascimento. Não temos que nos sentir deprimidos quando encontramos os desafios. Podemos nos manter relaxados e encontrar prazer nisso. E, sim, isto é um desafio em si mesmo, mas um que merece o esforço de se enfrentar agora. Podemos descobrir uma forma totalmente nova de cavalgar as ondas de mudança, com um sorriso no rosto…. 

Mercúrio retoma o movimento direto a 25 de outubro, completando sua retrogradação e voltando para onde estava no começo deste mês. O que aprendemos neste ínterim é informação importante, se vamos cumprir os compromissos que fizemos em julho, agosto e setembro. Aprendemos muito sobre a oportunidade neste mês e poderemos ter que repensar nossos planos anteriores para incorporar o que agora sabemos.

Também aprendemos a respeito da necessidade de soberania sobre nosso esquema mental e enfoque da vida. Estas lições também serão importantes ao se revisar os planos para o futuro. Embora a vida não seja um mar de rosas, quando mantemos um nível superior de graça, independentemente do que ocorra, estamos numa posição muito mais forte para avançar e criar a mudança tão necessária, quando for o momento apropriado. E com uma atitude estável e positiva saberemos quando este tempo chega e estaremos prontos para atuar na sequência.  

Quando o mês chegar ao fim (e a temporada de eclipses), nos lembrará que embora seja fácil sentir o estresse dos desafios da vida, uma mudança de perspectiva nos permite acessar a paz em tempos de antagonismo, de prazer em tempos de desconforto e de esperança em tempo de desespero. Alimentar a capacidade de escolher nosso panorama interno, ao invés de ser este a nos ditar a partir dos eventos externos, é uma poderosa força que nos pode acompanhar ao longo de todo tipo de dificuldades. Ao fazê-lo, não se trata de negar a dor ou simplesmente pensar que um pensamento positivo pode enfrentar um negativo.

Reconhecer que a via em toda sua complexidade pode nos proporcionar grande dor e prazer, ao mesmo tempo, esperança e desespero, tudo em um, conforto e desconforto como parte de um mesmo pacote. E sempre temos uma escolha, mesmo nos polarizando num ou noutro ou os abraçando em sua plenitude, conhecendo a vida por dentro e por fora, com um grito de alegria ou com lamento de desespero, além de todo o resto.  
    

Traducción Español: Fara González

Tradução Português: Jana de Paula

Difusão: El Manantial del Caduceo


© Sarah Varcas 2014. Todos los derechos reservados. Se permite compartir libremente este artículo en su totalidad si se otorga crédito total a la autora, se distribuye libremente y se incluye la URL www.astro-awakenings.co.uk

Celebro que Yo soy otro Tú en Amor, Alegría, Conciencia, Prosperidad, Belleza, Verdad y Abundancia. Se agradece la difusión, reenvío, copia, plagio, impresión, tallado en mármol, hurto literario, spam masivo, replicación viral en internet, copy/paste multivariado, envío a redes sociales y antisociales de toda especie, twitteo y blogueo y bueno, eso!

Copyright 2009-2014 *Cyn- El Angelario ©-

Nenhum comentário:

Postar um comentário